terça-feira, 21 de junho de 2011

Enfaixar o pé para evitar lesões

O entorse de tornozelo é uma lesão considerada comum no meio desportivo, porém evitável. É definido como sendo uma lesão ligamentar, onde no momento do impacto, ao girar o pé rapidamente para dentro (por inversão) ou para fora (por eversão) os ligamentos não conseguem se contrair com rapidez para amortecer o impacto, causando a lesão. O entorse por inversão é disparado o mais comum, sendo que acomete 3 ligamentos laterais: talofibular anterior, calcaneofibular e talofibular posterior. O entorse por eversão é menos comum e acomete o ligamento deltóide.

Veja como fazer uma vendagem para prevenir lesões no pé e tornozelo

Apoie uma ponta da faixa no peito do pé.
 Dê uma volta até passar por cima dela mesma, para prender bem
.Passe a faixa de novo pela planta do pé e depois cruze-a sobre o peito do pé para então passar pelo lado de fora do tornozelo.

Leve a faixa para o lado de dentro do tornozelo, por cima dos maléolos, e estique-a para firmar o pé na posição correta.
A cada novo passo, com a mão que está livre segure a faixa onde ela acabou de ser passada para evitar que ela deslize para baixo

Contorne todo o tornozelo até a metade da perna, dando voltas para passar a faixa sobre uma parte dela mesma e assim prendê-la melhor.
 
Continue desenrolando a faixa em direção à curvatura do pé. Passe por baixo da planta do pé, cruze a lateral externa e depois repita o mesmo caminho descrito antes. O deslocamento deve ser progressivo, ascendente e em espiral. Termine na parte próxima ao começo da perna, prendendo a ponta dentro de uma parte já enrolada à perna e colocando os ganchos que vêm com a faixa, ou uma fita adesiva
 
Importante

•A pele da região a ser protegida deve estar seca e limpa.
•Não estique muito a faixa, exceto entre a lateral externa do pé e o início da perna.
•Este procedimento não permite que uma pessoa lesionada – com entorse de tornozelo, por exemplo – pratique atividades físicas.
•Evite dobrar a faixa. Se isso acontecer, corrija as dobras com a mão à medida que for desenrolando-a sobre a área a ser protegida.
•Procure que as espirais feitas com a faixa sigam uma mesma linha para garantir firmeza.

Especialista: Adrián Russo
http://comunidade.bemsimples.com/saude/w/saude/enfaixar-o-p-233-para-evitar-les-245-es.aspx



 

Um comentário:

  1. Qual o melhor material para enfaixar o pé e evitar lesões?

    ResponderExcluir