Apesar do domingo gelado as equipes do Palestra e Tchu Tchu Plate fizeram uma partida bastante movimentada e aqueceram os ânimos de quem assistiu a partida. Sem contar com vários jogadores, a equipe palestrina ainda perdeu o meio-campista Cícero logo no começo da partida com um problema na panturilha.
E quem saiu na frente foi a equipe visitante, que em jogada pela esquerda não desperdiçou e fez 0 x1. O goleiro Matoso, que substituiu Hermes, não conseguiu interceptar o cruzamento e a bola acabou nas redes. O Palestra empatou ainda no primeiro tempo em um gol despretensioso de Buiú, o atacante tentou um passe, mas a bola acabou entrando direto, 1 x 1. Ainda a primeira etapa, Buiú recebe sozinho e na saída do goleiro marca o segundo dele e do Palestra 2 x 1. Assim acabou a primeira etapa.
No segundo tempo a estrela de um jogador começava a brilhar, Buiú, após dois gols no primeiro tempo, ele faz mais um, em um chute certeiro, sem chances para o goleiro 3 x1 Palestra. O jogo parecia fácil para o time da casa, e aproveitando um belo passe de Sérgio, Nil de cabeça faz o quarto do Palestra, 4 x 1.
Quando tudo se encaminhava para uma goleada, eis que um apagão toma conta do time palestrino, em cinco minutos a equipe visitante reage e faz três gols empatando a partida, inacreditável, 4 x 4.
Com o placar desfavorável, a equipe do Palestra teve que correr atrás do prejuízo, após chute de Buiú, Sérgio mata a bola e vira para fazer 5 x 4. Depois do gol a equipe da casa voltou a tomar conta da partida, em mais uma assistência de Sérgio, Walter faz 6 x 4.
Depois disso, só deu Palestra, ou melhor Buiú, em uma jogada sensacional o baixinho recebe a bola, percebe o goleiro saindo e dá um toque de salão na bola que encobre o goleiro e vai morrer nos fundos da rede, 7 x4. Antes da partida terminar a jogada mais bonita da partida, o ataque do Palestra troca passes, Sérgio deixa para Buiú e ele faz, 8 x 4 Palestra, bonito na parada, golaçoooo!!! E assim termina o jogo com uma boa partida do Palestra, destaque para Buiú que fez cinco gols e com muita qualidade foi até cumprimentado pelo goleiro adversário. Próximo confronto do Palestra agora é contra a equipe do Nivaldo no próximo domingo. Um abraço a todos…
segunda-feira, 30 de maio de 2011
domingo, 29 de maio de 2011
Dupla atletiba perde novamente.
De roupa nova, Timão sofre para bater os reservas do Coritiba: 2 a 1
Vencer os reservas do Coritiba não parecia ser uma das missões mais complicadas para o Corinthians. Mas, no dia em que a equipe estreou seu uniforme grená, a Fiel passou um grande sufoco. Com uma atuação irregular, o Timão sofreu para fazer 2 a 1 sobre o Coxa B, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Méritos para o criticado meia Danilo, melhor da partida e autor do gol salvador, aos 35 minutos do segundo tempo.
O triunfo mantém o clube paulista com 100% de aproveitamento – na estreia, bateu o Grêmio por 2 a 1, em Porto Alegre. A equipe dirigida por Tite, porém, tem saldo de gols inferior a São Paulo e Atlético-MG. No próximo domingo, os paulistas vão ao Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo, às 16h, no Engenhão
Já o Coritiba continua concentrado apenas na Copa do Brasil, sem dar tanta importância para o Brasileirão. O Coxa ainda não somou pontos no torneio e aparece entre os últimos. Agora, prepara-se para encarar três jogos seguidos contra o Vasco. O primeiro deles, quarta-feira, às 21h50m, em São Januário, pela final da Copa do Brasil. Os outros dois serão disputados domingo (pelo Brasileirão) e na quarta seguinte, no Couto Pereira, na grande decisão.
O Corinthians não teve qualquer dificuldade para dominar a partida desde os primeiros minutos. Tite concentrou o jogo ofensivo pelo lado esquerdo, nas descidas do lateral Fábio Santos, amparado por Morais e Willian. Sem tanta velocidade, mas com boa atuação, Danilo virou praticamente um terceiro atacante ao encostar em Liedson e abrir espaço para os volantes se aproximarem.
E logo no comecinho, o Alvinegro chegou ao gol tirando proveito da falha de marcação na intermediária rival. Com muito espaço para encostar no campo ofensivo, Paulinho apareceu como “homem-surpresa” na entrada da área, tabelou com Willian e abriu o placar.
O Coritiba sofria para se encontrar em campo, principalmente por causa do excesso de passes errados. O buraco entre a defesa e o meio de campo facilitou o jogo corintiano. Paulinho quase repetiu a dose mas, desta vez, Vanderlei segurou. O Coxa respondeu com chute de Geraldo para boa defesa de Julio Cesar.
Apesar da superioridade técnica, o Corinthians se acomodou com a vantagem. O time diminuiu a força da marcação sob pressão e permitiu que o Coritiba começasse a tocar a bola. Mesmo assim, os paulistas seguiam melhores. No fim da etapa, reclamação de pênalti não marcado, após choque de Marcos Paulo com Paulinho.
CORINTHIANS 2 X 1 CORITIBA
Julio Cesar, Alessandro (Moradei), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Morais (Edno) e Danilo; Willian (Jorge Henrique) e Liedson. Técnico: Tite
CORITIBA: Vanderlei, Maranhão (Jonas), Cleiton, Jéci e Lucas Mendes; Djair, Marcos Paulo, Everton Ribeiro (Anderson Aquino) e Geraldo; Everton Costa (Willian Leandro) e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira.
Atlético-PR completa quatro jogos sem vencer: 'Futebol é resultado'
No livro-caixa do Campeonato Brasileiro, o Grêmio quita uma dívida. Na tarde deste domingo, a equipe gaúcha compensou a derrota em casa para o Corinthians, na abertura do Campeonato Brasileiro, vencendo em Curitiba o Atlético-PR por 1 a 0. Rafael Santos, zagueiro do Atlético, marcou o gol contra que deu a vitória ao Grêmio, na Arena da Baixada, aos 13 do primeiro tempo, em um erro dele e do goleiro Márcio, que se confundiram em um recuo de bola. Agora, os tricolores somam três pontos. Perdedores também na estreia, os rubro-negros ainda não pontuaram.
O Atlético volta a jogar às 18h30m (de Brasília) do próximo sábado, em São Paulo, contra o Palmeiras, pela terceira rodada. Às 16h de domingo, o Grêmio recebe o Bahia no Olímpico.
O que mais se ouviu partindo dos setores rubro-negros da Arena da Baixada foram vaias durante o primeiro tempo, e dirigidas ao zagueiro Rafael Santos. Toda vez que ele tocava na bola, ecoavam as manifestações de reprovação dos torcedores.
Um divórcio iniciado aos 13 minutos, quando o camisa 4 do Atlético surpreendeu o goleiro Márcio ao interceptar lançamento para o gremista Júnior Viçosa com um recuo. Em vez de passar para o goleiro, entretanto, Rafael Santos venceu Márcio, marcando contra, dando o gol ao time tricolor.
Apesar do incidente tragicômico, o 1 a 0 parcial para os visitantes não soou injusto. Pelo contrário. Combatendo com marcação forte e muita organização a partir do próprio campo, no confronto de duas equipes distribuídas no 4-4-2 com meio-campo em losango, o Grêmio bloqueou os espaços do Atlético, obrigando os anfitriões às trocas de passes laterais.
Com a bola, o Grêmio investiu nos contra-ataques no setor do lateral-direito Rômulo e do zagueiro Manoel, com Lins, Júnior Viçosa, Lúcio e Neuton. Estratégia de sucesso acentuado, é claro, pela tensão que irradiava das arquibancadas.
Desfeito o divórcio, os torcedores do Atlético acolheram um habeas corpus no julgamento sobre o gol contra de Rafael Santos. Deixaram de vaiá-lo e passaram a apoiar a equipe com mais disposição.
Alterado desde o intervalo, com Branquinho no meio-campo e Nieto no ataque, os rubro-negros em campo iniciaram a pressão, consorciados aos torcedores. Às vésperas do reencontro com a Seleção Brasileira, o goleiro Victor foi convocado a praticar boas defesas e intervenções precisas nos cruzamentos pelo alto. E quando ele não alcançou, nos acréscimos, Paulinho acertou cobrança de falta na trave.
Com Madson também chamado pelo técnico Adilson Batista, o Atlético intensificou a blitz ao redor da área tricolor. Reformulando o seu ataque ao tirar do banco Roberson e depois Escudero, Renato Gaúcho tentou renovar as baterias do contra-ataque cada vez mais raro.
Mas a perícia de Victor, somada à determinação dos jogadores na defesa garantiu a vitória tricolor fora de casa, ao som de 'Grêmio, Grêmio' pelo grito dos torcedores gremistas presentes.
ATLÉTICO-PR 0 X 1 GRÊMIO
Márcio; Rômulo, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid, Marcelo Oliveira, Cléber Santana (Branquinho) e Paulo Baier (Madson); Guerrón e Adaílton (Nieto).
Técnico: Adilson Batista.
Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton; Fábio Rochemback, Fernando, Lúcio e Douglas (Willian Magrão; Lins (Escudero) e Júnior Viçosa (Roberson).
Técnico: Renato Gaúcho.
sábado, 28 de maio de 2011
Atacantes são protagonistas do momento máximo do futebol
Neymar, atacante do Santos, se define como um apaixonado por gol. Os pequenos jogadores de futebol sonham com essa importante posição.
Matéria exebida pelo jornal nacional em 27/05/2011.
Matéria exebida pelo jornal nacional em 27/05/2011.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Segunda rodada do brasileirão
Coxa deve jogar com time misto no domingo.
Para a partida contra o Corinthians, pela segunda rodada do Brasileirão, o Coritiba deve poupar seus jogadores titulares. Ao contrário do jogo contra o Atlético Goianiense, em que o time titular foi a campo, o jogo será fora de casa, o que desgasta ainda mais os jogadores.
Como a partida será em Araraquara, um deslocamente terrestre terá que ser feito. O técnico Marcelo Oliveira diz que a decisão será feita em conjunto com a comissão técnica. “A princípio eu acho que devemos pontuar no Brasileiro. Mas são jogos, sem dúvida, desgastantes”, afirma.
Depois do jogo pelo Brasileiro no fim de semana, o Coritiba terá, na quarta-feira, o primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Vasco, no Rio de Janeiro. Já no Brasileiro, no entanto, alguns jogadores poderão voltar. O lateral-esquerdo Eltinho já está recuperado, assim como o zagueiro Pereira, e pode viajar. Quem segue contundido é o meia atacante Marcos Aurélio. Na melhor das hipóteses, diz Marcelo Oliveira, ele ainda ficará fora até o segundo jogo contra o Vasco. “Tem uma pequena expectativa de que ele possa voltar em uma semana.
Ele já está trabalhando no campo, mas é uma contusão que exige muito cuidado, porque os jogos são intensos e nós não podemos correr qualquer tipo de risco”, afirmou o treinador. O time conquistou a primeira vaga da sua história em uma final da Copa do Brasil, e espera que o Vasco jogue menos retrancado do que os últimos adversários.
“O Vasco joga mais do que marca, por isso esperamos ter mais espaço”, diz Anderson Aquino.
Ataque do Furacão indefinido contra Grêmio.
Com apenas três atacantes no elenco, segue um mistério a escalação dos homens de frente que vão jogar contra o Grêmio pela segunda rodada do Brasileirão, no domingo às 16h. Disputam uma vaga no elenco os centroavantes Nieto e Adailton, sendo que o segundo, de acordo com o técnico Adilson Batista, não agradou no último jogo contra o Galo. “Na minha opinião, ele não foi bem, mas é um garoto e a gente tem que ter paciência”, afirmou.
A diretoria não esconde que atacantes são a prioridade nas contratações e alguns nome já vêm sendo divulgados. Entre eles, o de Caio, que está na reserva do Botafogo, e Ricardo Bueno, que está em atrito no Cruzeiro.
Veja os jogos:
Sábado, 28/05/2011
18h30 - Engenhão
Botafogo x Santos
18h30 - Ressacada
Avaí x Atlético-MG
18h30 - Beira Rio
Internacional x Ceará
21h - Morumbi
São Paulo x Figueirense
Domingo, 29/05/2011
16h - Fonte Luminosa
Corinthians x Coritiba
16h - Arena do Jacaré
Cruzeiro x Palmeiras
16h - Pituaçu
Bahia x Flamengo
16h - Arena da Baixada
Atlético-PR x Grêmio
18h30 - São Januário
Vasco x América-MG
18h30 - Serra Dourada
Atlético-GO x Fluminense
Para a partida contra o Corinthians, pela segunda rodada do Brasileirão, o Coritiba deve poupar seus jogadores titulares. Ao contrário do jogo contra o Atlético Goianiense, em que o time titular foi a campo, o jogo será fora de casa, o que desgasta ainda mais os jogadores.
Como a partida será em Araraquara, um deslocamente terrestre terá que ser feito. O técnico Marcelo Oliveira diz que a decisão será feita em conjunto com a comissão técnica. “A princípio eu acho que devemos pontuar no Brasileiro. Mas são jogos, sem dúvida, desgastantes”, afirma.
Depois do jogo pelo Brasileiro no fim de semana, o Coritiba terá, na quarta-feira, o primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Vasco, no Rio de Janeiro. Já no Brasileiro, no entanto, alguns jogadores poderão voltar. O lateral-esquerdo Eltinho já está recuperado, assim como o zagueiro Pereira, e pode viajar. Quem segue contundido é o meia atacante Marcos Aurélio. Na melhor das hipóteses, diz Marcelo Oliveira, ele ainda ficará fora até o segundo jogo contra o Vasco. “Tem uma pequena expectativa de que ele possa voltar em uma semana.
Ele já está trabalhando no campo, mas é uma contusão que exige muito cuidado, porque os jogos são intensos e nós não podemos correr qualquer tipo de risco”, afirmou o treinador. O time conquistou a primeira vaga da sua história em uma final da Copa do Brasil, e espera que o Vasco jogue menos retrancado do que os últimos adversários.
“O Vasco joga mais do que marca, por isso esperamos ter mais espaço”, diz Anderson Aquino.
Ataque do Furacão indefinido contra Grêmio.
Com apenas três atacantes no elenco, segue um mistério a escalação dos homens de frente que vão jogar contra o Grêmio pela segunda rodada do Brasileirão, no domingo às 16h. Disputam uma vaga no elenco os centroavantes Nieto e Adailton, sendo que o segundo, de acordo com o técnico Adilson Batista, não agradou no último jogo contra o Galo. “Na minha opinião, ele não foi bem, mas é um garoto e a gente tem que ter paciência”, afirmou.
A diretoria não esconde que atacantes são a prioridade nas contratações e alguns nome já vêm sendo divulgados. Entre eles, o de Caio, que está na reserva do Botafogo, e Ricardo Bueno, que está em atrito no Cruzeiro.
Veja os jogos:
Sábado, 28/05/2011
18h30 - Engenhão
Botafogo x Santos
18h30 - Ressacada
Avaí x Atlético-MG
18h30 - Beira Rio
Internacional x Ceará
21h - Morumbi
São Paulo x Figueirense
Domingo, 29/05/2011
16h - Fonte Luminosa
Corinthians x Coritiba
16h - Arena do Jacaré
Cruzeiro x Palmeiras
16h - Pituaçu
Bahia x Flamengo
16h - Arena da Baixada
Atlético-PR x Grêmio
18h30 - São Januário
Vasco x América-MG
18h30 - Serra Dourada
Atlético-GO x Fluminense
Departamento de criação do time, meio de campo reúne camisas 10
Homenagem aos jogadores do Brasileirão mostra aqueles que têm a responsabilidade de organizar o time dentro de campo. O meio campo é o o setor mais cerebral.
Matéria exibida pelo jornal nacional em 26/05/2011.
Matéria exibida pelo jornal nacional em 26/05/2011.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Zagueiro joga para evitar o gol, o objetivo do futebol
Para ser zagueiro, é preciso ser alto e precisa fazer em campo coisas como desarme, antecipação, cabeçada para longe e até chutão. Um exemplo de sucesso nesta posição é Índio, do Internacional, que vibra quando consegue fazer um gol.
Matéria exibida em 25/05/2011 pelo jornal nacional.
Matéria exibida em 25/05/2011 pelo jornal nacional.
Coxa na final da copa do Brasil.
Coxa bate o Ceará no Couto e vai para a final
Depois de três jogos sem fazer gol, o Coritiba venceu ontem o Ceará no Couto Pereira, e vai diputar a final da Copa do Brasil contra o Vasco. Novamente o time enfrentou uma retranca em casa, mas desta vez conseguiu abrir o placar no começo do segundo tempo.
O Coritiba começou o jogo pressionando e aos 8 minutos conseguiu a primeira oportunidade. Anderson Aquino cobrou falta no ângulo direito, mas Fernando Henrique tirou.
O Ceará buscava se defender com todos os jogadores atrás da linha da bola nos ataques do Coxa. Só a partir dos 20 minutos o Ceará esboçou reação. Aos 21 minutos Nicácio bateu falta próxima da área e, no desvio, Lucas Mendes quase fez contra. No começo do segundo tempo o Coritiba novamente voltou presssionando e conseguiu seu gol aos 5 minutos.
Rafinha roubou a bola no meio-campo e passou para Aquino, que se livrou de dois zagueiros, invadiu a área e colocou no ângulo. Perdendo o jogo, Mancini colocou o atacante Osvaldo.
O Ceará começou a pressionar e criou perigo para o Coxa. Para segurar o jogo aos 29 minutos Marcelo Oliveira colocou Willian. O Coxa ainda teve mais duas chances de matar o jogo.
Funcionários do Paraná reclamam por pagamento
Depois de ser vaiado pela torcida no empate contra o Portuguesa, o técnico do Paraná Ricardo Pinto reclamou da falta de pagamentos no clube. Falando sobre os torcedores que o vaiavam, o treinador desabafou:
“O que esse cara vem fazer aqui em dia de jogo? Eu não acho justo porque eu estou aqui, sem receber, sem assinar, mas estou porque aprendi a amar esse clube por todas as dificuldade que passamos”, afirmou. Parte dos rendimentos do treinador viriam através de um patrocínio, mas o dinheiro não vem sendo pago pela empresa.
Adilson diz que conhece Grêmio
O Atlético treinou ontem em dois períodos para se preparar para a segunda rodada do Brasileirão, em que enfrentará o Grêmio, domingo, às 16h, na Baixada. O técnico Adilson Batista diz que sabe como virá o Grêmio, e admite que pode mudar a sua escalação a partir do adversário. “O Grêmio pode modificar (contra o Atlético), mas eu acredito muito que não, a gente já conhece o Renato (Gaúcho).
Então temos que trabalhar muito em cima do adversário, é assim que eu sempre trabalhei”, falou. Ontem o volante Paulo Roberto admitiu que o time não teve boa atuação na última partida, contra o Galo, mas eximiu o esquema de Adilson. “Foi entendido o que foi passado, infelizmente a gente não conseguiu executar. Eu realmente não estava em uma noite feliz, mas contra o Vasco a gente jogou com três volantes e eu me saí muito bem", afirmou. Após o jogo, o lateral- esquerdo Paulinho disse que não havia entendido o que o técnico queria.
Escalando o time com apenas Guérron no ataque no último jogo, Adilson Batista afirma, no entanto, que a “tendência” é jogar no esquema de 4-3-1-2, com dois homens de frente. Contra o Grêmio, o time poderá contar ainda com o zagueiro Fabrício.
Retirado : http://metropoint.metro.lu/20110526_MetroCuritiba.pdf
Depois de três jogos sem fazer gol, o Coritiba venceu ontem o Ceará no Couto Pereira, e vai diputar a final da Copa do Brasil contra o Vasco. Novamente o time enfrentou uma retranca em casa, mas desta vez conseguiu abrir o placar no começo do segundo tempo.
O Coritiba começou o jogo pressionando e aos 8 minutos conseguiu a primeira oportunidade. Anderson Aquino cobrou falta no ângulo direito, mas Fernando Henrique tirou.
O Ceará buscava se defender com todos os jogadores atrás da linha da bola nos ataques do Coxa. Só a partir dos 20 minutos o Ceará esboçou reação. Aos 21 minutos Nicácio bateu falta próxima da área e, no desvio, Lucas Mendes quase fez contra. No começo do segundo tempo o Coritiba novamente voltou presssionando e conseguiu seu gol aos 5 minutos.
Rafinha roubou a bola no meio-campo e passou para Aquino, que se livrou de dois zagueiros, invadiu a área e colocou no ângulo. Perdendo o jogo, Mancini colocou o atacante Osvaldo.
O Ceará começou a pressionar e criou perigo para o Coxa. Para segurar o jogo aos 29 minutos Marcelo Oliveira colocou Willian. O Coxa ainda teve mais duas chances de matar o jogo.
Funcionários do Paraná reclamam por pagamento
Depois de ser vaiado pela torcida no empate contra o Portuguesa, o técnico do Paraná Ricardo Pinto reclamou da falta de pagamentos no clube. Falando sobre os torcedores que o vaiavam, o treinador desabafou:
“O que esse cara vem fazer aqui em dia de jogo? Eu não acho justo porque eu estou aqui, sem receber, sem assinar, mas estou porque aprendi a amar esse clube por todas as dificuldade que passamos”, afirmou. Parte dos rendimentos do treinador viriam através de um patrocínio, mas o dinheiro não vem sendo pago pela empresa.
Adilson diz que conhece Grêmio
O Atlético treinou ontem em dois períodos para se preparar para a segunda rodada do Brasileirão, em que enfrentará o Grêmio, domingo, às 16h, na Baixada. O técnico Adilson Batista diz que sabe como virá o Grêmio, e admite que pode mudar a sua escalação a partir do adversário. “O Grêmio pode modificar (contra o Atlético), mas eu acredito muito que não, a gente já conhece o Renato (Gaúcho).
Então temos que trabalhar muito em cima do adversário, é assim que eu sempre trabalhei”, falou. Ontem o volante Paulo Roberto admitiu que o time não teve boa atuação na última partida, contra o Galo, mas eximiu o esquema de Adilson. “Foi entendido o que foi passado, infelizmente a gente não conseguiu executar. Eu realmente não estava em uma noite feliz, mas contra o Vasco a gente jogou com três volantes e eu me saí muito bem", afirmou. Após o jogo, o lateral- esquerdo Paulinho disse que não havia entendido o que o técnico queria.
Escalando o time com apenas Guérron no ataque no último jogo, Adilson Batista afirma, no entanto, que a “tendência” é jogar no esquema de 4-3-1-2, com dois homens de frente. Contra o Grêmio, o time poderá contar ainda com o zagueiro Fabrício.
Retirado : http://metropoint.metro.lu/20110526_MetroCuritiba.pdf
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Versatilidade: a palavra-chave para quem quer ser lateral
A maioria dos jogadores de futebol muda de função até se encontrar. Mas ninguém muda mais do que lateral. Ele lateral serve, cruza, prepara a situação que vai consagrar o artilheiro. É posição dos pulmões mais privilegiados.
Matéria exibida no jornal nacional dia 24/05/2011.
Matéria exibida no jornal nacional dia 24/05/2011.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Vida de goleiro no brasileirão.
O Jornal Nacional, da Rede Globo, montou uma série de reportagens especiais sobre as posições do futebol, como parte da cobertura do Brasileirão Petrobrás 2011. Como não poderia ser diferente, o primeiro jogador apresentado foi o mais importante: o goleiro.
Confira na reportagem de Tino Marcos (exibida, 23/05/2011):
Confira na reportagem de Tino Marcos (exibida, 23/05/2011):
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Atlético e Coritiba estréiam com derrota.
Depois de ter vencido duas vezes o Atlético Goianiense no ano, Coxa foi derrotado em casa Ataque alviverde criou poucas chances.
Enfrentando um adversário que chegou ao Couto para se defender, o Coritiba foi derrotado na estréia do Brasileirão por 1x0 pelo Atlético Goianiense. Aos 28 minutos, o Dragão conseguiu um contra-ataque e, em um cruzamento de Thiago Feltri, Marcão completou.
O Coritiba foi o único semifinalista da Copa do Brasil que não poupou jogadores para a competição. O técnico Marcelo Oliveira lamentou.
“Perdemos alguns passes que normalmente não perdemos”. Não acho que o resultado foi justo pelo
que as equipe apresentaram”, disse.
Adilson admite mudar nos jogos em casa.
Depois da derrota por 3x0 contra o galo mineiro, o técnico do Furacão admite que nas próximas partidas possa mudar o esquema, dependendo do adversário e se o jogo é dentro ou fora de casa.
“O Campeonato Brasileiro é outro campeonato, a qualidade é outra. Às vezes, fora de casa, você pode ter outro comportamento, chamando mais o adversário”, explicou. No último jogo, o treinador optou por escalar o time com três volantes, além do novato Marcelo Oliveira, escalado no meio campo. O time acabou levando um gol logo aos 5 minutos do primeiro tempo, mas segundo Adilson, o resultado poderia ser pior. “O prejuízo poderia ser maior. Se eu jogo com Branquinho ou Madson e o Paulo Baier, poderíamos ter tomado cinco”.
A diretoria atleticana pretendia contratar dois atacantes antes do início do Brasileiro. Como a meta não deu certo, as principais opções de frente do clube continuam sendo Adaílton e Nieto.
Técnico comemora fim da pressão.
Com a vitória de virada contra o Ituiutaba, em Minas Gerais, o técnico Ricardo Pinto comemorou o alívio da pressão sobre o elenco.
“Jogar sem pressão é diferente, você está preocupado com a parte boa da tabela e isso faz muita diferença”, destacou. O técnico assumiu a equipe em fevereiro, quando o time tinha seis derrotas e dois empates no Paranaense.
Brasileirão 1ª rodada
SÁBADO
Atlético-MG 3 x 0 Atlético-PR
Ceará 1 x 3 Vasco
Flamengo 4 x 0 Avaí
Santos 1 x 1 Internaional
ONTEM
Grêmio 1 x 2 Corinthians
Palmeiras 1 x 0 Botafogo
Coritiba 0 x 1 Atlético-GO
Figueirense 1 x 0 Cruzeiro
Fluminense 0 x 2 São Paulo
América-MG 1 x 1 Bahia
Enfrentando um adversário que chegou ao Couto para se defender, o Coritiba foi derrotado na estréia do Brasileirão por 1x0 pelo Atlético Goianiense. Aos 28 minutos, o Dragão conseguiu um contra-ataque e, em um cruzamento de Thiago Feltri, Marcão completou.
O Coritiba foi o único semifinalista da Copa do Brasil que não poupou jogadores para a competição. O técnico Marcelo Oliveira lamentou.
“Perdemos alguns passes que normalmente não perdemos”. Não acho que o resultado foi justo pelo
que as equipe apresentaram”, disse.
Adilson admite mudar nos jogos em casa.
Depois da derrota por 3x0 contra o galo mineiro, o técnico do Furacão admite que nas próximas partidas possa mudar o esquema, dependendo do adversário e se o jogo é dentro ou fora de casa.
“O Campeonato Brasileiro é outro campeonato, a qualidade é outra. Às vezes, fora de casa, você pode ter outro comportamento, chamando mais o adversário”, explicou. No último jogo, o treinador optou por escalar o time com três volantes, além do novato Marcelo Oliveira, escalado no meio campo. O time acabou levando um gol logo aos 5 minutos do primeiro tempo, mas segundo Adilson, o resultado poderia ser pior. “O prejuízo poderia ser maior. Se eu jogo com Branquinho ou Madson e o Paulo Baier, poderíamos ter tomado cinco”.
A diretoria atleticana pretendia contratar dois atacantes antes do início do Brasileiro. Como a meta não deu certo, as principais opções de frente do clube continuam sendo Adaílton e Nieto.
Técnico comemora fim da pressão.
Com a vitória de virada contra o Ituiutaba, em Minas Gerais, o técnico Ricardo Pinto comemorou o alívio da pressão sobre o elenco.
“Jogar sem pressão é diferente, você está preocupado com a parte boa da tabela e isso faz muita diferença”, destacou. O técnico assumiu a equipe em fevereiro, quando o time tinha seis derrotas e dois empates no Paranaense.
Brasileirão 1ª rodada
SÁBADO
Atlético-MG 3 x 0 Atlético-PR
Ceará 1 x 3 Vasco
Flamengo 4 x 0 Avaí
Santos 1 x 1 Internaional
ONTEM
Grêmio 1 x 2 Corinthians
Palmeiras 1 x 0 Botafogo
Coritiba 0 x 1 Atlético-GO
Figueirense 1 x 0 Cruzeiro
Fluminense 0 x 2 São Paulo
América-MG 1 x 1 Bahia
Palestra 1x3 Uberlandia
Jogando fora de sua casa a equipe do Palestra não conseguiu superar a boa equipe do Uberlandia neste domingo ensolarado.
A marcação forte do adversário dificultou a vida dos jogadores palestrinos. Mais adaptada ao gramado e às dimenções do campo, a equipe da casa chegava com perigo mesmo, era nas cobranças de falta. Em uma delas, Tinha cobra com categoria e faz 1 x 0 para a equipe do Uberlandia. Mesmo com dificuldades na primeira etapa de armar suas jogadas, a equipe do Palestra chegou algumas vezes ao gol do adversário, mas não conseguia converter em gols as oportunidades. A primeira etapa acabou com o placar vantagioso ao time amarelo do Uberlandia.
No segundo tempo, os papeis se inverteram, enquanto a equipe do Palestra atacava, o time da casa saía só nos contra-ataques. As melhores chances do time palestrino aconteciam pela direita com Cléber, foram várias jogadas de ataque exploradas pelo lado do atacante que não conseguia finalizar com perfeição. Em um dos contra-ataques, a equipe do Uberlandia chegou ao seu segundo gol, a bola desviou na zaga e foi morrer nos fundos da rede de Hermes, 2 x 0 para o Uberlandia. Mesmo depois do gol o jogo seguiu igual, o Palestra desperdiçando oportunidades e a equipe da casa chegando nos contra-ataques, e em outro pela esquerda, o jogador do Uberlandia corta o zagueiro e chuta no canto para fazer o terceiro, 3 x 0.
Mesmo com o placar adverso a equipe palestrina encontrou forças para diminuir com Júnior que cai pela esquerda e na saída do goleiro faz o gol de honra do Palestra, 3 x 1.Algumas outras jogadas apareceram, mas não o suficiente para mudar a história da partida, final de jogo e vitória da equipe do Uberlandia.
O Palestra volta para casa agora para enfrentar a equipe do Tchu Tchu Plate no próximo domingo, contando com apoio de todos para, quem sabe, mais uma vitória no Baldan.
Veja os demais videos deste jogo: http://www.youtube.com/user/HermesVicente1#p/u
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Feliz aniversário Marcos.
No dia 21 de Maio comemoramos o aniversário do nosso lateral direito Marcos.
Bem Marcos em nome de todos os seus amigos do Palestra desejamos toda a felicidade do mundo, pois você merece.
Que você saiba aproveitar cada segundo da sua vida e que Deus te abençoe cada dia mais!!
Um grande abraço neste dia tão especial.
Bem Marcos em nome de todos os seus amigos do Palestra desejamos toda a felicidade do mundo, pois você merece.
Que você saiba aproveitar cada segundo da sua vida e que Deus te abençoe cada dia mais!!
Um grande abraço neste dia tão especial.
1º rodada do brasileirão.
Campeonato Brasileiro começa cercado de expectativas Craques renomados estão de volta e terão a obrigação de provar o seu valor.
Façam suas apostas:
A partir de amanhã, as cartas serão colocadas na mesa no Campeonato Brasileiro de 2011. A disputa promete ser acirrada durante as 38 rodadas, que começam sem um grande favorito.
Campeões estaduais na temporada, Santos, Flamengo, Cruzeiro e Internacional podem ter alguma vantagem em relação aos adversários por já terem mostrado suas forças, mas também expuseram suas fragilidades.
Com exceção do Santos, que segue vivo na Libertadores da América, Cruzeiro e Inter foram despachados da principal competição das Américas, enquanto o Flamengo foi eliminado na Copa do Brasil.
O fato de estar envolvido na reta decisiva da Libertadores pode trazer prejuízos ao Santos, no Brasileirão, principalmente porque irá atuar com os reservas nas primeiras rodadas. No ano passado, o time ganhou o Paulista e a Copa do Brasil e acabou relaxando na competição nacional.
Estrelas em xeque:Grandes jogadores do futebol brasileiro resolveram deixar a Europa e voltar para casa, mas terão que provar neste Brasileiro que os investimentos feitos pelos clubes não foram em vão.
São os casos de Ronaldinho Gaúcho, no Flamengo; Adriano, no Corinthians; Luis Fabiano, no São Paulo e Juninho Pernambucano, no Vasco.
A situação mais complicada é do Imperador Adriano, que se recupera de uma cirurgia no tendão de Aquiles e só deve estrear pelo Corinthians em setembro. O negócio é esperar para ver.
• Sábado, 21/05/2011
o 18h30 - Cláudio Moacyr de Azevedo
Flamengo x Avaí
Presidente Vargas
Ceará x Vasco
Arena do Jacaré
Atlético-MG x Atlético-PR
Santos x Internacional o 21h - Vila Belmiro
• Domingo, 22/05/2011
o 16h - Olímpico
Grêmio x Corinthians
Benedito Teixeira
Palmeiras x Botafogo
Orlando Scarpelli
Figueirense x Cruzeiro
Couto Pereira
Coritiba x Atlético-GO
o 18h30 - São Januário
Fluminense x São Paulo
Arena do Jacaré
América-MG x Bahia
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Novo desafio neste final de semana.
Uberlândia F.C. |
A equipe do Uberlândia formada há 21 anos e um time misto formado com alguns dos atletas do time principal do Uberlândia que disputam o campeonato da Suburbana de futebol amador de Curitiba, que tem como destaques o goleiro Jorge, meio campista Kaká e o atacante Parudo.
Neste ano será a segunda vez em que o Palestra vai jogar futebol de campo, o primeiro jogo foi em São Sebastião da Amoreira onde venceu a equipe local por 6x2. O Palestra não contara com o volante Nil que ainda esta se recuperando de uma distensão na coxa e com o centroavante Alexandre que passou por uma cirurgia de hérnia.
Esperamos poder fazer uma boa apresentação apesar de não estarmos habituado a jogar futebol de campo, temos que aproveitar o maior espaço para jogar e manter a posse de bola e usar a experiência de jogadores como Serginho, Cícero e Daniel que são os mais experientes do nosso time.
Na segunda feira veja como foi este confronto na integra com fotos e vídeo.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Entendendo melhor as lesões no tornozelo.
O que é uma entorse do tornozelo?
A entorse do tornozelo é uma lesão de um ou mais ligamentos do tornozelo, geralmente no exterior do tornozelo. Os ligamentos são faixas de tecido - como faixas elásticas que conectam um osso ao outro para manter as articulações juntas.
Algumas entorses do tornozelo são muito piores do que outras. A gravidade de uma entorse do tornozelo depende se o ligamento foi estirado, parcialmente roto, ou completamente roto, bem como do número de ligamentos envolvidos.
O que causa uma entorse de tornozelo?
As entorses do tornozelo resultam com frequência de uma queda. As entorses do tornozelo ocorrem normalmente durante a prática de desporto, por uso de calçado impróprio, ou ao caminhar ou correr sobre uma superfície irregular.
Às vezes ocorrem devido a tornozelos fracos. Lesões anteriores nos tornozelos ou pés também podem enfraquecer e causar lesões do tornozelo.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas de entorse do tornozelo podem incluir:
• Dor
• Inflamação
• Hematoma
• Dificuldade em caminhar
• Rigidez da articulação
Há quatro principais razões para que o tornozelo deva ser prontamente avaliado e tratado por um médico especialista do pé e tornozelo:
Primeiro, um tornozelo não tratado pode levar à instabilidade crónica do tornozelo, uma condição caracterizada por desconforto persistente em que o tornozelo torce facilmente. Também pode desenvolver fraqueza na perna.
Segundo, você pode ter sofrido uma lesão mais grave, em conjugação com uma entrose do tornozelo. Isso pode incluir uma fractura óssea grave, o que pode causar complicações quando não tratada.
Terceiro, uma entorse do tornozelo pode ser acompanhada por uma lesão que provoca desconforto no pé, mas que não foi detectado até o momento.
Em quarto lugar, a reabilitação de uma entorse de tornozelo deve começar o mais cedo possível. Se a reabilitação for adiada, o prejuízo pode ser o de não ter nenhuma hipótese de curar correctamente.
Ao avaliar a sua lesão o médico especialista colherá a sua historia clínica, analisa a área lesada, e pode solicitar um exame radiológico (Rx), uma ressonância magnética ou um TAC (tomografia axial computorizada) para ajudar a determinar a gravidade da mesma.
O tratamento não-cirúrgico e de Reabilitação
Quando sofre uma entorse de tornozelo, a reabilitação é crucial - e começa o momento de iniciar o tratamento. O seu médico especialista pode recomendar uma ou mais das seguintes opções terapêuticas:
Dependendo da gravidade da lesão, pode ser-lhe colocado um gesso curto para manter o tornozelo imobilizado. Pode também precisar de usar canadianas.
Fisioterapia precoce
Iniciar um programa de reabilitação o mais rapidamente possível para promover a cicatrização e aumentar as amplitudes de movimento da articulação. Isso inclui exercícios.
Medicamentos
As drogas anti-inflamatórias não esteróidestais como o naproxeno, iboprofeno, etc podem ser recomendadas para reduzir a dor e a inflamação.Gelo
Pode ser sugerido o seu envolvimento em gelo várias vezes ao dia, até que a dor e a inflamação diminuam. Embrulhe cubos de gelo ou um saco de ervilhas ou milho congelado, numa toalha fina. Não colocar o gelo directamente na pele.
Ligaduras de compressão
Para prevenir mais inflamação, pode ser necessário manter seu tornozelo ligado com uma faixa elástica ou meia.
Quando é necessário recorrer a cirurgia?
Nos casos mais graves poe ser necessário recorrer à cirurgia para tratar adequadamente uma entorse do tornozelo. A cirurgia muitas vezes envolve o reparo do ligamento danificado ou ligamentos.
O cirurgião ortopedista irá eleger o procedimento cirúrgico mais adequado para o seu caso, baseado no tipo e gravidade da lesão, assim como no seu nível de actividade
Após a cirurgia, a recuperação é extremamente importante. Completar o seu programa de reabilitação é fundamental para um bom resultado.
Texto retirado de:http://www.crob.pt/
A entorse do tornozelo é uma lesão de um ou mais ligamentos do tornozelo, geralmente no exterior do tornozelo. Os ligamentos são faixas de tecido - como faixas elásticas que conectam um osso ao outro para manter as articulações juntas.
Na articulação do tornozelo, os ligamentos proporcionam estabilidade, limitando os movimentos laterais.
Algumas entorses do tornozelo são muito piores do que outras. A gravidade de uma entorse do tornozelo depende se o ligamento foi estirado, parcialmente roto, ou completamente roto, bem como do número de ligamentos envolvidos.
O que causa uma entorse de tornozelo?
As entorses do tornozelo resultam com frequência de uma queda. As entorses do tornozelo ocorrem normalmente durante a prática de desporto, por uso de calçado impróprio, ou ao caminhar ou correr sobre uma superfície irregular.
Às vezes ocorrem devido a tornozelos fracos. Lesões anteriores nos tornozelos ou pés também podem enfraquecer e causar lesões do tornozelo.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas de entorse do tornozelo podem incluir:
• Dor
• Inflamação
• Hematoma
• Dificuldade em caminhar
• Rigidez da articulação
A intensidade desses sintomas pode variar, dependendo da gravidade da entorse. Às vezes, a dor e a inflamação não estão presentes nas pessoas com entorse do tornozelo, mas podem sentir que o tornozelo está inseguro e instável quando andam.
Porquê da necessidade de cuidados médicos em breveHá quatro principais razões para que o tornozelo deva ser prontamente avaliado e tratado por um médico especialista do pé e tornozelo:
Primeiro, um tornozelo não tratado pode levar à instabilidade crónica do tornozelo, uma condição caracterizada por desconforto persistente em que o tornozelo torce facilmente. Também pode desenvolver fraqueza na perna.
Segundo, você pode ter sofrido uma lesão mais grave, em conjugação com uma entrose do tornozelo. Isso pode incluir uma fractura óssea grave, o que pode causar complicações quando não tratada.
Terceiro, uma entorse do tornozelo pode ser acompanhada por uma lesão que provoca desconforto no pé, mas que não foi detectado até o momento.
Em quarto lugar, a reabilitação de uma entorse de tornozelo deve começar o mais cedo possível. Se a reabilitação for adiada, o prejuízo pode ser o de não ter nenhuma hipótese de curar correctamente.
Ao avaliar a sua lesão o médico especialista colherá a sua historia clínica, analisa a área lesada, e pode solicitar um exame radiológico (Rx), uma ressonância magnética ou um TAC (tomografia axial computorizada) para ajudar a determinar a gravidade da mesma.
O tratamento não-cirúrgico e de Reabilitação
Quando sofre uma entorse de tornozelo, a reabilitação é crucial - e começa o momento de iniciar o tratamento. O seu médico especialista pode recomendar uma ou mais das seguintes opções terapêuticas:
Dependendo da gravidade da lesão, pode ser-lhe colocado um gesso curto para manter o tornozelo imobilizado. Pode também precisar de usar canadianas.
Fisioterapia precoce
Iniciar um programa de reabilitação o mais rapidamente possível para promover a cicatrização e aumentar as amplitudes de movimento da articulação. Isso inclui exercícios.
Medicamentos
As drogas anti-inflamatórias não esteróidestais como o naproxeno, iboprofeno, etc podem ser recomendadas para reduzir a dor e a inflamação.Gelo
Pode ser sugerido o seu envolvimento em gelo várias vezes ao dia, até que a dor e a inflamação diminuam. Embrulhe cubos de gelo ou um saco de ervilhas ou milho congelado, numa toalha fina. Não colocar o gelo directamente na pele.
Ligaduras de compressão
Para prevenir mais inflamação, pode ser necessário manter seu tornozelo ligado com uma faixa elástica ou meia.
Quando é necessário recorrer a cirurgia?
Nos casos mais graves poe ser necessário recorrer à cirurgia para tratar adequadamente uma entorse do tornozelo. A cirurgia muitas vezes envolve o reparo do ligamento danificado ou ligamentos.
O cirurgião ortopedista irá eleger o procedimento cirúrgico mais adequado para o seu caso, baseado no tipo e gravidade da lesão, assim como no seu nível de actividade
Após a cirurgia, a recuperação é extremamente importante. Completar o seu programa de reabilitação é fundamental para um bom resultado.
Texto retirado de:http://www.crob.pt/
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Conheça o novo integrante do Palestra.
Wagner de Leão Vieira
Natural de Siqueira Campos – PR
Nasceu no dia 12/04/85.
Torcedor do Clube Atlético Paranaense.
Joga na posição Lateral esquerdo
Jogou no: Boqueirão - Nacional - Arbesc - Paraná Clube.
Joga no Palestra desde 2011,
Já participou de 03 partidas e fez 1 gol.
Natural de Siqueira Campos – PR
Nasceu no dia 12/04/85.
Torcedor do Clube Atlético Paranaense.
Joga na posição Lateral esquerdo
Jogou no: Boqueirão - Nacional - Arbesc - Paraná Clube.
Joga no Palestra desde 2011,
Já participou de 03 partidas e fez 1 gol.
Distensão de musculatura.
O que é distensão dos músculos Ísquiotibiais (Musculatura de Jarrete)?
A musculatura isquiotibial é formada por três músculos da parte posterior da coxa, que permitem dobrar o joelho e extender o quadril, são eles: o bíceps femural, o semimembranoso e o semitendinoso. A distensão é um estiramento ou ruptura de qualquer músculo ou tendão
Como ocorre ?
A distensão da musculatura isquiotibial, normalmente ocorre quando tais músculos são contraídos bruscamente durante algumas atividades, como corrida, salto ou por movimentos excessivos de extensão da coxa ou de flexão do joelho.
Quais são os sintomas ?
Queimação ou estalo, já no momento da lesão. A dor é sentida ao andar, dobrar ou esticar a perna. Alguns dias após o ocorrido, pode surgir um hematoma logo abaixo da lesão.
Como é diagnosticado ?
O médico examina a perna e encontrará dor ou incômodo no local da lesão.
Como é tratado ?
O tratamento poderá incluir:
• Compressas de gelo na musculatura por 20 ou 30 minutos, sendo que a cada 8 minutos de gelo deve-se fazer uma pausa de 3 minutos. Pode ser feita a cada 3 ou 4 horas, por 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça,
• Elevação da perna, colocando um travesseiro sob ela,
• Faixa elástica envolvendo a coxa para compressão, a fim de evitar que o edema piore,
• Anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares de acordo com a prescrição do médico,
• Muletas, no caso de dificuldade para andar,
• Fisioterapia.
Ao retornar à atividade, pode ser necessário um enfaixe elástico para dar suporte extra à musculatura isquiotibial. Durante este período, sugere-se uma atividade esportiva mais amena.
Quando retornar ao esporte ou atividade ?
O objetivo da reabilitação é que o retorno ao esporte ou à atividade aconteça o mais rápido e seguramente possível. Se o retorno for precoce, existe a possibilidade de piora da lesão, que pode levar a um dano permanente.
Como cada indivíduo é diferente do outro, a velocidade de recuperação também é. Por isso, o retorno ao esporte será determinado pela recuperação dos músculos isquiotibiais, não existindo um protocolo ou um tempo exato para que isto aconteça.
Geralmente, quanto mais rápido o médico for consultado após a lesão, mais rápida será a recuperação.
Para retornar, seguramente, ao esporte ou à atividade é necessário:
• Possuir total alcance de movimento da coxa lesionada, em comparação com a outra coxa,
• Possuir total força da coxa lesionada, em comparação com a outra,
• Correr em linha reta, sem sentir dor ou mancar,
• Correr em linha reta, a toda velocidade, sem mancar,
• Fazer viradas bruscas a 45º, inicialmente, a meia velocidade e, posteriormente, em toda velocidade,
• Correr, desenhando, no chão, um “8” de 18 metros, inicialmente, a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade,
• Fazer viradas bruscas a 90º, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade,
• Correr, desenhando, no chão, um “8” de 9 metros, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade,
• Pular com ambas as pernas e somente com o lado lesionado, sem sentir dor.
Como previni-la ?
A melhor maneira, de prevenir a distensão, é aquecer e alongar a musculatura isquiotibial, antes e depois de realizar atividades físicas, especialmente, em exercícios de salto e corrida de alta velocidade.
Exercícios de Reabilitação da Distensão da Musculatura do Jarrete
Os exercícios a seguir são apenas um guia de tratamento básico, por isso o paciente deve fazer a reabilitação acompanhado de um fisioterapeuta, para que o programa seja personalizado.
A fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir objetivos como analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, etc, e por isso, o tratamento não deve ser feito em casa e sem a supervisão de um profissional.
Os alongamentos devem ter início duas semanas após a lesão e deve-se sentir apenas um desconforto na parte posterior da coxa, sem causar dor aguda.
Quando não sentir mais dor os exercícios 4, 5 e 6 podem ter início e, por último, quando a musculatura estiver mais forte, o exercício 7.
Ficar de pé, com os braços estendidos para frente e as mãos espalmadas e apoiadas em uma parede na altura do peito.
A perna do lado lesionado deve estar, aproximadamente, 40 cm atrás da perna do lado são.
Manter o lado lesionado estendido, com o calcanhar no chão, e inclinar-se contra a parede.
Flexionar o joelho da frente até sentir o alongamento da parte de trás do músculo da panturrilha, do lado lesionado.
Manter essa posição de 30 a 60 segundos e repetir 3 vezes.
Sentar em uma cadeira de frente para a porta, com distância suficiente para estender a perna.
Amarrar uma das pontas da faixa elástica em volta do tornozelo do lado lesionado.
Amarrar a outra ponta da faixa na maçaneta do lado de fora da porta e fechar a porta, com o nó para fora. Isto deixará o sistema preso.
Flexionar o joelho e tencionar a faixa, de forma a deslizar o pé pelo chão até colocá-lo debaixo da cadeira.
Lentamente, deslizar o pé para frente.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.
À medida que ficar fácil, afastar a cadeira da porta, aumentando a resistência da faixa elástica.
texto retirado de: http://www.clinicadeckers.com.br/
Clínica Deckers - Av. Europa, 887 Jd. Europa - São Paulo / SP - Tel.: (11) 3065 1299
A musculatura isquiotibial é formada por três músculos da parte posterior da coxa, que permitem dobrar o joelho e extender o quadril, são eles: o bíceps femural, o semimembranoso e o semitendinoso. A distensão é um estiramento ou ruptura de qualquer músculo ou tendão
Como ocorre ?
A distensão da musculatura isquiotibial, normalmente ocorre quando tais músculos são contraídos bruscamente durante algumas atividades, como corrida, salto ou por movimentos excessivos de extensão da coxa ou de flexão do joelho.
Quais são os sintomas ?
Queimação ou estalo, já no momento da lesão. A dor é sentida ao andar, dobrar ou esticar a perna. Alguns dias após o ocorrido, pode surgir um hematoma logo abaixo da lesão.
Como é diagnosticado ?
O médico examina a perna e encontrará dor ou incômodo no local da lesão.
Como é tratado ?
O tratamento poderá incluir:
• Compressas de gelo na musculatura por 20 ou 30 minutos, sendo que a cada 8 minutos de gelo deve-se fazer uma pausa de 3 minutos. Pode ser feita a cada 3 ou 4 horas, por 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça,
• Elevação da perna, colocando um travesseiro sob ela,
• Faixa elástica envolvendo a coxa para compressão, a fim de evitar que o edema piore,
• Anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares de acordo com a prescrição do médico,
• Muletas, no caso de dificuldade para andar,
• Fisioterapia.
Ao retornar à atividade, pode ser necessário um enfaixe elástico para dar suporte extra à musculatura isquiotibial. Durante este período, sugere-se uma atividade esportiva mais amena.
Quando retornar ao esporte ou atividade ?
O objetivo da reabilitação é que o retorno ao esporte ou à atividade aconteça o mais rápido e seguramente possível. Se o retorno for precoce, existe a possibilidade de piora da lesão, que pode levar a um dano permanente.
Como cada indivíduo é diferente do outro, a velocidade de recuperação também é. Por isso, o retorno ao esporte será determinado pela recuperação dos músculos isquiotibiais, não existindo um protocolo ou um tempo exato para que isto aconteça.
Geralmente, quanto mais rápido o médico for consultado após a lesão, mais rápida será a recuperação.
Para retornar, seguramente, ao esporte ou à atividade é necessário:
• Possuir total alcance de movimento da coxa lesionada, em comparação com a outra coxa,
• Possuir total força da coxa lesionada, em comparação com a outra,
• Correr em linha reta, sem sentir dor ou mancar,
• Correr em linha reta, a toda velocidade, sem mancar,
• Fazer viradas bruscas a 45º, inicialmente, a meia velocidade e, posteriormente, em toda velocidade,
• Correr, desenhando, no chão, um “8” de 18 metros, inicialmente, a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade,
• Fazer viradas bruscas a 90º, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade,
• Correr, desenhando, no chão, um “8” de 9 metros, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade,
• Pular com ambas as pernas e somente com o lado lesionado, sem sentir dor.
Como previni-la ?
A melhor maneira, de prevenir a distensão, é aquecer e alongar a musculatura isquiotibial, antes e depois de realizar atividades físicas, especialmente, em exercícios de salto e corrida de alta velocidade.
Exercícios de Reabilitação da Distensão da Musculatura do Jarrete
Os exercícios a seguir são apenas um guia de tratamento básico, por isso o paciente deve fazer a reabilitação acompanhado de um fisioterapeuta, para que o programa seja personalizado.
A fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir objetivos como analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, etc, e por isso, o tratamento não deve ser feito em casa e sem a supervisão de um profissional.
Os alongamentos devem ter início duas semanas após a lesão e deve-se sentir apenas um desconforto na parte posterior da coxa, sem causar dor aguda.
Quando não sentir mais dor os exercícios 4, 5 e 6 podem ter início e, por último, quando a musculatura estiver mais forte, o exercício 7.
1 - Alongamento em Pé da Musculatura Isquitibial:
Começar colocando o calcanhar da perna lesionada sobre um banco de, aproximadamente, 40 cm de altura.
Inclinar o tronco para frente e flexionar o quadril até sentir um leve alongar na parte posterior da coxa.
Colocar as mãos nos pés, ou tornozelo caso não os alcance.
Manter os ombros e as costas eretos.
Manter o alongamento por 30 a 60 segundos e repetir o exercício 3 vezes.
2 - Alongamento na Parede da Musculatura Isquitibial:
Deitar de costas no chão, com as nádegas próximas ao batente de uma porta aberta, de forma que a perna sã fique totalmente estendida através dela.
A perna lesionada deve estar levantada e encostada contra a parede, de modo que o calcanhar descanse contra o batente. Um alongamento muito forte será sentido, na parte posterior da sua coxa.
Manter por 60 segundos e repetir 3 vezes.
3 - Alongamento em Pé da Panturrilha:Ficar de pé, com os braços estendidos para frente e as mãos espalmadas e apoiadas em uma parede na altura do peito.
A perna do lado lesionado deve estar, aproximadamente, 40 cm atrás da perna do lado são.
Manter o lado lesionado estendido, com o calcanhar no chão, e inclinar-se contra a parede.
Flexionar o joelho da frente até sentir o alongamento da parte de trás do músculo da panturrilha, do lado lesionado.
Manter essa posição de 30 a 60 segundos e repetir 3 vezes.
4 - Flexão de Bruços do Joelho:
Deitar sobre o abdômen, com as pernas estendidas.
Flexionar o joelho do lado lesionado até que o calcanhar se encontre com as nádegas.
Voltar à posição inicial e repetir 10 vezes o exercício.
Fazer 3 vezes.
Quando ficar fácil, pesos podem ser colocados no tornozelo.
5 - Faixa Elástica Enrolada no Tornozelo:
Sentar em uma cadeira de frente para a porta, com distância suficiente para estender a perna.
Amarrar uma das pontas da faixa elástica em volta do tornozelo do lado lesionado.
Amarrar a outra ponta da faixa na maçaneta do lado de fora da porta e fechar a porta, com o nó para fora. Isto deixará o sistema preso.
Flexionar o joelho e tencionar a faixa, de forma a deslizar o pé pelo chão até colocá-lo debaixo da cadeira.
Lentamente, deslizar o pé para frente.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.
À medida que ficar fácil, afastar a cadeira da porta, aumentando a resistência da faixa elástica.
6 - Levantamento em Pé do Calcanhar:
Segurar em uma cadeira e suspender o corpo sobre os dedos dos pés, tirando os calcanhares do chão, ficando nas pontas dos pés.
Manter esta posição por 3 segundos e, lentamente, voltar à posição inicial.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.
À medida que o exercício ficar fácil, levantar, apenas, o lado lesionado.
7 - Deslizamento na Parede:
Encostar os ombros, as costas e a cabeça contra uma parede e olhar para frente.
Manter os ombros relaxados e pés a uma distância de 30 cm da parede.
Deslizar parede abaixo até que as coxas fiquem quase paralelas ao chão, conservando sempre sua cabeça e tronco eretos.
Deslizar parede abaixo até que as coxas fiquem quase paralelas ao chão, conservando sempre sua cabeça e tronco eretos.
Manter esta posição por 20 segundos.
Repetir o exercício 10 vezes e, aos poucos, aumentar o tempo especificado acima, para fortalecer ainda mais os músculos do seu quadríceps.
texto retirado de: http://www.clinicadeckers.com.br/
Clínica Deckers - Av. Europa, 887 Jd. Europa - São Paulo / SP - Tel.: (11) 3065 1299
Palestra 7x1 Os Nortista
Devido ao cancelamento do jogo contra a equipe do Muralha, o time do Palestra acabou enfrentando o time dos Nortistas neste domingo chuvoso da capital paranaense.
Em um jogo de dois tempos bem distintos a equipe da casa aproveitou a segunda etapa para acabar com o jejum de vitórias. Apesar do placar final ter sido elástico, o jogo no primeiro tempo foi muito equilibrado com chances de ambos os lados. Mas quem acabou abrindo o placar foi a equipe palestrina que depois de um chute de Daniel para o ataque a bola acaba nos pés de Walter que não perdoa e faz 1 x 0 Palestra. Mesmo tentando o gol de empate a equipe visitante acabava parando nas defesas de Hermes, e o placar da primeira etapa ficou mesmo no 1 x 0.
Com a mudança de lado, mudou também a vontade dos jogadores do time do Palestra, porém quem chegou primeiro ao ataque foi o time visitante parando em uma bela defesa no ângulo do goleiro Hermes, evitando assim, o gol de empate. O Palestra com uma atitude mais ofensiva foi para cima e chegava fácil ao gol adversário, logo no começo do segundo tempo, Buiú recebe a bola e manda para as redes, 2 x 0. Num ritmo alucinante a equipe da casa encurralava o adversário e com forte pressão chegou ao terceiro e quarto gol com Sérgio que se isola na artilharia, 4 x 0. Apesar das várias investidas, a equipe azul ainda se dava ao luxo de perder alguns gols de baixo da trave. Depois de uma saída errada da defesa, Buiú recebe a boa livre de marcação, tira o goleiro da jogada e faz, 5 x0.
O sexto veio dos pés do zagueiro Daniel que arrisca o chute de média distância e a bola passa por baixo do goleiro e morre nos fundos da rede, 6 x 0. Ainda dava tempo para mais um, em jogada pela direita, Buiú recebe e chuta forte para fazer seu terceiro gol na partida, 7 x 0. No apagar das luzes a equipe visitante ainda fez seu gol de honra com Ceará pegando um chute forte , sem chances para Hermes, 7 x 1, placar final no Baldan.
Domingo que vem a equipe palestrina tem jogo no campo do Uberlândia onde enfrenta a equipe local, o jogo será às dez horas. Até lá então...
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Conheça o goleiro Hermes.
Hermes Miguel Vicente
Natural de Corbelia – PR
Nasceu no dia 12/03/73.
Torcedor do Clube Atlético Paranaense.
Joga na posição Goleiro
Jogou no: Imperial – Atlético Paranaense – Capão Raso.
Tem como ídolo : Tafarel
Joga no Palestra desde 2008,
já participou de 129 partidas sofreu 331 gols.
Natural de Corbelia – PR
Nasceu no dia 12/03/73.
Torcedor do Clube Atlético Paranaense.
Joga na posição Goleiro
Jogou no: Imperial – Atlético Paranaense – Capão Raso.
Tem como ídolo : Tafarel
Joga no Palestra desde 2008,
já participou de 129 partidas sofreu 331 gols.
Conheça o multi função Matoso.
Vanderlei Neponuceno
Natural de Rolandia – PR
Nasceu no dia 17/01/76.
Torcedor do Flamengo.
Joga na posição Zagueiro e Goleiro
Jogou no: Vila nova do Pote – Paudalha do Sul.
Joga no Palestra desde 2006,
já participou como zagueiro em 89 partidas com 02 gols.
Como goleiro jogou 36 partidas e sofreu 90 gols
Neste ano de 2011, esta atuando como técnico devido problemas de saúde.
Natural de Rolandia – PR
Nasceu no dia 17/01/76.
Torcedor do Flamengo.
Joga na posição Zagueiro e Goleiro
Jogou no: Vila nova do Pote – Paudalha do Sul.
Joga no Palestra desde 2006,
já participou como zagueiro em 89 partidas com 02 gols.
Como goleiro jogou 36 partidas e sofreu 90 gols
Neste ano de 2011, esta atuando como técnico devido problemas de saúde.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Conheça o volante Nil.
Adenilto Avelino dos Santos
Natural de Terra Roxa– PR
Nasceu no dia 17/07/72
Torcedor do Flamengo
Joga na posição Volante
Jogou no: Vila Fanny - Vila Hauer - Nacional - Novo Mundo - Capão Raso - Colorado
Tem como ídolo : Zico
Joga no Palestra desde 2003, já participou de 205 partidas com 145 gols
.
Natural de Terra Roxa– PR
Nasceu no dia 17/07/72
Torcedor do Flamengo
Joga na posição Volante
Jogou no: Vila Fanny - Vila Hauer - Nacional - Novo Mundo - Capão Raso - Colorado
Tem como ídolo : Zico
Joga no Palestra desde 2003, já participou de 205 partidas com 145 gols
.
REGRAS OFICIAIS N° 14 E N° 15
- FUTEBOL -
- REGRAS OFICIAIS N° 14 E N° 15 -
REGRA N° 14 - O TIRO PENAL
Será concedido um tiro penal contra a equipe que cometer uma das dez faltas que levam a um tiro direto, dentro de sua própria área penal enquanto a bola está em jogo.
Um gol poderá ser marcado diretamente de um tiro penal.
Será concedido tempo adicional para poder executar um tiro penal ao final de cada tempo ou ao final dos períodos suplementares.
Posição da bola e dos jogadores:
A bola:
será colocada no ponto penal.
O executor do tiro penal:
deverá ser devidamente identificado.
O goleiro defensor:
deverá permanecer sobre sua própria linha de meta, frente ao executor do tiro penal, entre os postes de meta até que a bola esteja em jogo.
Os jogadores, exceto o executor do tiro, estarão colocados:
no campo de jogo;
fora da área penal;
atrás do ponto penal;
a um mínimo de 9,15m do ponto penal.
O árbitro:
não dará o sinal para execução do tiro penal até que todos os jogadores se encontrem colocados em uma posição conforme a Regra;
decidirá quando se tenha consumado um tiro penal.
Procedimento:
o executor do tiro penal chutará a bola para frente;
não poderá voltar a jogar a bola até que esta não tenha tocado a outro jogador;
a bola está em jogo no momento em que for chutada e se por em movimento.
Quando se executa um tiro penal durante o curso normal de uma partida ou quando o período de jogo tiver sido prorrogado no primeiro tempo ou ao final do tempo regulamentar com objetivo de lançar ou voltar a lançar um tiro penal, se concederá um gol se, antes de passar entre os postes e abaixo do travessão:
a bola tocar um ou ambos os postes, ou o travessão ou o goleiro.
Contravenções/Sanções:
Se o árbitro dá o sinal de executar o tiro penal e, antes que a bola esteja em jogo, ocorre uma das seguintes situações:
O executor do tiro infringe as regras de jogo:
o árbitro permitirá que continue a jogada;
se a bala entra na meta, se repetirá o tiro;
se a bola não entra na meta, não se repetirá o tiro.
O goleiro infringe as Regras de jogo:
o árbitro permitirá que continue a jogada;
se a bola entra na meta, se concederá um gol;
se a bola não entra na meta, se repetirá o tiro.
Um companheiro do executor do tiro penetra na área penal ou se coloca diante do ponto penal ou a menos de 9,15m do mesmo:
o árbitro permitirá que continue a jogada;
se a bola entra na meta, se repetirá o tiro;
se a bola não entra na meta, não se repetirá o tiro;
se a bola rebota no goleiro, no travessão ou em um poste de meta e é tocada por este jogador, o árbitro interromperá a partida e a reiniciará com o tiro livre indireto a favor da equipe defensora.
Um companheiro do goleiro penetra na área penal ou se coloca diante do ponto penal ou a menos de 9,15m:
o árbitro permitirá que continue a jogada;
se a bola entra na meta, se concederá um gol;
se a bola não entra na meta, se repetirá o tiro.
Um jogador da equipe defensora e um da equipe atacante infringem as Regras do jogo:
tiro será repetio.
Se depois de que se tenha lançado um tiro penal:
O executor do tiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos), antes que esta tenha tocado a outro jogador:
será concedido tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde se cometeu a falta.
Se o executor tocar intencionalmente a bola com as mãos antes que ela tenha tocado a outro jogador:
será concedido um tiro livre direto à equipe contrária desde o lugar onde se cometeu a falta.
A bola toca qualquer outro objeto no momento em que se move para frente:
o tiro será repetido.
A bola rebota ao campo de jogo do goleiro, do travessão osu dos postes, e toca logo depois em qualquer outro objeto:
o árbitro interromperá o jogo;
o jogo se reiniciará com a bola ao chão desde o lugar onde tocou o objeto.
REGRA N° 15 - O ARREMESSO LATERAL
O arremesso lateral é uma forma de reiniciar o jogo.
Não se poderá consignar um gol diretamente de um arremesso lateral.
Será concedido arremesso lateral:
quando a bola tiver ultrapassado em sua totalidade a linha lateral, seja por terra ou pelo ar;
desde o ponto por onde ultrapassou a linha lateral;
aos adversários do jogador que tocou por último na bola.
Procedimento:
No momento de lançar a bola, o executor deverá:
estar de frente para o campo de jogo;
ter uma parte de ambos os pes sobre a linha lateral ou no exterior da mesma;
servir-se de ambas as mãos;
lançar a bola desde de trás e por cima da cabeça.
O executor do arremesso lateral não poderá voltar a jogar a bola até que esta não tenha tocado a outro jogador.
A bola estará em jogo tão logo tenha entrado no campo de jogo.
Contravenções/Sanções:
Arremesso lateral executado por qualquer jogador, exceto o goleiro.
Se a bola estiver em jogo e o executor do arremesso toca pela segunda vez a bola (exceto com as mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:
será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde se cometeu a falta.
Se a bola está em jogo e o executor do arremesso toca intencionalmente a bola com as mãos antes que esta tenha tocado a outro jogador:
será concedido um tiro livre direto à equipe contrária, desde o lugar onde se cometeu a falta;
será concedido um tiro penal se a falta for cometida dentro da área penal do executor.
Arremesso lateral lançado pelo goleiro:
Se a bola está em jogo e o goleiro tocá-la pela segunda vez (exceto com a mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:
será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde se cometeu a falta.
Se a bola está em jogo e o goleiro toca intencionalmente a bola com a mão antes que esta tenha tocado outro jogador:
será concedido um tiro livre direto à equipe contrária, se a falta ocorreu fora da área penal do goleiro e o tiro será lançado desde o lugar onde a falta foi cometida;
será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária se a falta ocorreu dentro da área penal do goleiro e o tiro será lançado desde o lugar onde a falta foi cometida.
Se um adversário distrai ou estorva de forma incorreta o executor do arremesso:
Será advertido por conduta antiesportiva e receberá o cartão amarelo.
Para qualquer outra contravenção à Regra:
arremesso lateral será executado por um jogador da equipe contrária
- REGRAS OFICIAIS N° 14 E N° 15 -
REGRA N° 14 - O TIRO PENAL
Será concedido um tiro penal contra a equipe que cometer uma das dez faltas que levam a um tiro direto, dentro de sua própria área penal enquanto a bola está em jogo.
Um gol poderá ser marcado diretamente de um tiro penal.
Será concedido tempo adicional para poder executar um tiro penal ao final de cada tempo ou ao final dos períodos suplementares.
Posição da bola e dos jogadores:
A bola:
será colocada no ponto penal.
O executor do tiro penal:
deverá ser devidamente identificado.
O goleiro defensor:
deverá permanecer sobre sua própria linha de meta, frente ao executor do tiro penal, entre os postes de meta até que a bola esteja em jogo.
Os jogadores, exceto o executor do tiro, estarão colocados:
no campo de jogo;
fora da área penal;
atrás do ponto penal;
a um mínimo de 9,15m do ponto penal.
O árbitro:
não dará o sinal para execução do tiro penal até que todos os jogadores se encontrem colocados em uma posição conforme a Regra;
decidirá quando se tenha consumado um tiro penal.
Procedimento:
o executor do tiro penal chutará a bola para frente;
não poderá voltar a jogar a bola até que esta não tenha tocado a outro jogador;
a bola está em jogo no momento em que for chutada e se por em movimento.
Quando se executa um tiro penal durante o curso normal de uma partida ou quando o período de jogo tiver sido prorrogado no primeiro tempo ou ao final do tempo regulamentar com objetivo de lançar ou voltar a lançar um tiro penal, se concederá um gol se, antes de passar entre os postes e abaixo do travessão:
a bola tocar um ou ambos os postes, ou o travessão ou o goleiro.
Contravenções/Sanções:
Se o árbitro dá o sinal de executar o tiro penal e, antes que a bola esteja em jogo, ocorre uma das seguintes situações:
O executor do tiro infringe as regras de jogo:
o árbitro permitirá que continue a jogada;
se a bala entra na meta, se repetirá o tiro;
se a bola não entra na meta, não se repetirá o tiro.
O goleiro infringe as Regras de jogo:
o árbitro permitirá que continue a jogada;
se a bola entra na meta, se concederá um gol;
se a bola não entra na meta, se repetirá o tiro.
Um companheiro do executor do tiro penetra na área penal ou se coloca diante do ponto penal ou a menos de 9,15m do mesmo:
o árbitro permitirá que continue a jogada;
se a bola entra na meta, se repetirá o tiro;
se a bola não entra na meta, não se repetirá o tiro;
se a bola rebota no goleiro, no travessão ou em um poste de meta e é tocada por este jogador, o árbitro interromperá a partida e a reiniciará com o tiro livre indireto a favor da equipe defensora.
Um companheiro do goleiro penetra na área penal ou se coloca diante do ponto penal ou a menos de 9,15m:
o árbitro permitirá que continue a jogada;
se a bola entra na meta, se concederá um gol;
se a bola não entra na meta, se repetirá o tiro.
Um jogador da equipe defensora e um da equipe atacante infringem as Regras do jogo:
tiro será repetio.
Se depois de que se tenha lançado um tiro penal:
O executor do tiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos), antes que esta tenha tocado a outro jogador:
será concedido tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde se cometeu a falta.
Se o executor tocar intencionalmente a bola com as mãos antes que ela tenha tocado a outro jogador:
será concedido um tiro livre direto à equipe contrária desde o lugar onde se cometeu a falta.
A bola toca qualquer outro objeto no momento em que se move para frente:
o tiro será repetido.
A bola rebota ao campo de jogo do goleiro, do travessão osu dos postes, e toca logo depois em qualquer outro objeto:
o árbitro interromperá o jogo;
o jogo se reiniciará com a bola ao chão desde o lugar onde tocou o objeto.
REGRA N° 15 - O ARREMESSO LATERAL
O arremesso lateral é uma forma de reiniciar o jogo.
Não se poderá consignar um gol diretamente de um arremesso lateral.
Será concedido arremesso lateral:
quando a bola tiver ultrapassado em sua totalidade a linha lateral, seja por terra ou pelo ar;
desde o ponto por onde ultrapassou a linha lateral;
aos adversários do jogador que tocou por último na bola.
Procedimento:
No momento de lançar a bola, o executor deverá:
estar de frente para o campo de jogo;
ter uma parte de ambos os pes sobre a linha lateral ou no exterior da mesma;
servir-se de ambas as mãos;
lançar a bola desde de trás e por cima da cabeça.
O executor do arremesso lateral não poderá voltar a jogar a bola até que esta não tenha tocado a outro jogador.
A bola estará em jogo tão logo tenha entrado no campo de jogo.
Contravenções/Sanções:
Arremesso lateral executado por qualquer jogador, exceto o goleiro.
Se a bola estiver em jogo e o executor do arremesso toca pela segunda vez a bola (exceto com as mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:
será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde se cometeu a falta.
Se a bola está em jogo e o executor do arremesso toca intencionalmente a bola com as mãos antes que esta tenha tocado a outro jogador:
será concedido um tiro livre direto à equipe contrária, desde o lugar onde se cometeu a falta;
será concedido um tiro penal se a falta for cometida dentro da área penal do executor.
Arremesso lateral lançado pelo goleiro:
Se a bola está em jogo e o goleiro tocá-la pela segunda vez (exceto com a mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:
será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde se cometeu a falta.
Se a bola está em jogo e o goleiro toca intencionalmente a bola com a mão antes que esta tenha tocado outro jogador:
será concedido um tiro livre direto à equipe contrária, se a falta ocorreu fora da área penal do goleiro e o tiro será lançado desde o lugar onde a falta foi cometida;
será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária se a falta ocorreu dentro da área penal do goleiro e o tiro será lançado desde o lugar onde a falta foi cometida.
Se um adversário distrai ou estorva de forma incorreta o executor do arremesso:
Será advertido por conduta antiesportiva e receberá o cartão amarelo.
Para qualquer outra contravenção à Regra:
arremesso lateral será executado por um jogador da equipe contrária
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Lesões de joelho.
Introdução
Os meniscos são pequenas estruturas em forma de disco, que possuem as funções de absorção de impactos, permitir que os ossos se articulem adequadamente e aumento da estabilidade da articulação. Em cada joelho encontramos dois meniscos.
Os ligamentos são estruturas que funcionam também para dar estabilidade à articulação, limitando alguns movimentos e impedindo que os ossos saiam de seu lugar normal.
As lesões de joelho são bastante comuns em indivíduos que praticam esportes, e que estão submetidos a exercícios que levam a impacto importante nessa articulação. O sofrimento crônico da articulação pode levar a dor, desgaste, problemas para andar, entre outros. Por isso, é importante que as pessoas que pretendem praticar exercícios procurem orientação médica/fisioterapêutica antes e durante essa prática, de forma a evitar complicações futuras.
Lesões de menisco
As lesões de menisco são raras na infância, ocorrendo principalmente no final da adolescência, com pico na terceira e quarta décadas de vida. A principal causa é o trauma ("acidentes agudos") da articulação, porém, após os 50 anos de vida deve-se principalmente a artrite do joelho. O menisco pode apresentar vários tipos de lesão: rupturas parcial, total e complexas. Além disso, a ruptura do menisco pode ocorrer sozinha ou associada à ruptura de ligamento.
O indivíduo, geralmente, conta uma história de queda, rotação do joelho ou outro trauma, sente dor no joelho, apresenta-se mancando e a articulação mostra crepitações (barulhos, estalos) e limitação do movimento (o joelho não consegue se mover em todas as direções na amplitude normal).
Nos casos de lesões leves e em que o paciente não está sentindo nenhum sintoma, não é necessária cirurgia. Já nos casos de dor persistente, pode ser realizado um exame chamado artroscopia. Nesse exame, um aparelho é introduzido na articulação e permite que o médico veja diretamente as lesões presentes. Durante o exame, pode ser feito o tratamento, com retirada da parte rompida do menisco. A recuperação total da função do joelho ocorre em 4-6 semanas.
As lesões de algumas partes do menisco não precisam ser retiradas, pois elas recebem bastante sangue da circulação, e isso facilita a cicatrização da ruptura. Já as grandes rupturas exigem o reparo. Em alguns casos, é necessário também a reconstrução de um ligamento do joelho, para ajudar na estabilização da articulação e impedir que o joelho adquira uma movimentação anormal.
Sabe-se que a retirada do menisco, em idade precoce, está associada a um risco maior de osteoartrite em idade mais jovem. Uma alternativa, que previne essa complicação, é o transplante de menisco, que leva a bons resultados. No futuro, outros tratamentos poderão permitir a regeneração do menisco.
Lesões de ligamentos
Os ligamentos trabalhem em conjunto com os meniscos, e freqüentemente nas lesões agudas, ocorre comprometimento de mais de uma estrutura. Nas lesões de ligamentos, podemos observar estiramento com ou sem instabilidade do joelho ou ruptura completa do mesmo.
Essas lesões acontecem muito comumente em atividades esportivas, quando o pé está fortemente apoiado no chão e a perna sofre uma rotação brusca. O indivíduo pode sentir o estiramento/ruptura do ligamento, e é incapaz de continuar a atividade que estava praticando. Alguns ligamentos são lesados mais freqüentemente do que outros, e cada um requer um tipo específico de tratamento.
O paciente apresenta forte dor e pode mostrar também espasmos musculares. Em alguns casos, há derramamento de sangue dentro do espaço da articulação, uma situação chamada hemartrose. O médico sempre deve pesquisar uma possível lesão de menisco associada. Existe também a possibilidade de o comprometimento do ligamento ser crônico e o indivíduo conta que o joelho às vezes não completa o movimento. Freqüentemente, nesses casos, esses pacientes não procuram o médico logo que os sintomas iniciam-se, mas quando surgem outros sintomas como fraqueza muscular e piora da capacidade para andar.
O tratamento indicado, como já dissemos, vai depender do ligamento lesado e da gravidade da lesão. Pode ser necessária reconstrução cirúrgica, especialmente em atletas. O processo de reabilitação, após a cirurgia, é de extrema importância para garantir a mobilidade completa da articulação. A grande maioria dos casos atinge recuperação completa ou quase completa da movimentação normal do joelho.
Deslocamento de patela
O deslocamento de patela é uma importante causa de hemartrose e deve sempre ser pesquisado nos casos de trauma agudo do joelho. Essa lesão ocorre quando o joelho está dobrado e a perna sofre uma força de "rotação para fora". É mais comum em mulheres, na segunda década de vida.
O indivíduo relata que a patela (rótula) deslocou "para fora", ou então pode falar que o restante do joelho deslocou "para dentro". Porém, geralmente, o deslocamento só é visualizado na hora em que ocorre, pois a redução (ou seja, a volta da patela para seu lugar normal) ocorre quando a pessoa estica a perna. Quando o médico examina o joelho, o paciente vai queixar dor e desconforto quando a patela é movimentada ou quando o joelho é dobrado.
Existem várias formas de tratamento para essa lesão, incluindo imobilização imediata associada a exercícios para fortalecimento muscular, imobilização com gesso por 6 semanas seguida de reabilitação, cirurgia, etc. É importante que se faça um estudo da presença de possíveis fatores predisponentes. Se o deslocamento ocorrer novamente, é necessário fazer um realinhamento da patela.
Lesões de tendão muscular
A ruptura de tendões dos músculos da coxa e da patela pode resultar de uma contração muscular excêntrica, como ocorre, por exemplo, quando um atleta tropeça e tenta não cair.
A ruptura do tendão do músculo quadríceps (músculo da coxa) ocorre mais freqüentemente após os 40 anos de idade. Geralmente, o tendão apresenta algumas alterações degenerativas, o que reforça a hipótese de que tendões normais não se rompem. Raramente, ocorre nos dois membros inferiores. A principal característica é que o paciente não consegue esticar a perna e, quando isso é tentado, observa-se a formação de um "buraco" logo acima da patela. O tratamento é cirúrgico.
A ruptura do tendão da patela ocorre em indivíduos com menos de 40 anos de idade. O paciente não consegue esticar a perna, ativamente. A patela encontra-se deslocada para cima e pode-se sentir um defeito abaixo dela. O tratamento também é cirúrgico.
"O joelho é uma articulação de extrema importância, sendo composto pelos ossos da coxa (fêmur) e da perna (tíbia), além da patela (antigamente chamada de rótula). A junção desses ossos depende de estruturas de suporte, como ligamentos, a cápsula da articulação e os meniscos, que garantem a estabilidade da mesma".
Materia retirada:
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4833&ReturnCatID=1780
Os meniscos são pequenas estruturas em forma de disco, que possuem as funções de absorção de impactos, permitir que os ossos se articulem adequadamente e aumento da estabilidade da articulação. Em cada joelho encontramos dois meniscos.
Os ligamentos são estruturas que funcionam também para dar estabilidade à articulação, limitando alguns movimentos e impedindo que os ossos saiam de seu lugar normal.
As lesões de joelho são bastante comuns em indivíduos que praticam esportes, e que estão submetidos a exercícios que levam a impacto importante nessa articulação. O sofrimento crônico da articulação pode levar a dor, desgaste, problemas para andar, entre outros. Por isso, é importante que as pessoas que pretendem praticar exercícios procurem orientação médica/fisioterapêutica antes e durante essa prática, de forma a evitar complicações futuras.
Lesões de menisco
As lesões de menisco são raras na infância, ocorrendo principalmente no final da adolescência, com pico na terceira e quarta décadas de vida. A principal causa é o trauma ("acidentes agudos") da articulação, porém, após os 50 anos de vida deve-se principalmente a artrite do joelho. O menisco pode apresentar vários tipos de lesão: rupturas parcial, total e complexas. Além disso, a ruptura do menisco pode ocorrer sozinha ou associada à ruptura de ligamento.
O indivíduo, geralmente, conta uma história de queda, rotação do joelho ou outro trauma, sente dor no joelho, apresenta-se mancando e a articulação mostra crepitações (barulhos, estalos) e limitação do movimento (o joelho não consegue se mover em todas as direções na amplitude normal).
Nos casos de lesões leves e em que o paciente não está sentindo nenhum sintoma, não é necessária cirurgia. Já nos casos de dor persistente, pode ser realizado um exame chamado artroscopia. Nesse exame, um aparelho é introduzido na articulação e permite que o médico veja diretamente as lesões presentes. Durante o exame, pode ser feito o tratamento, com retirada da parte rompida do menisco. A recuperação total da função do joelho ocorre em 4-6 semanas.
As lesões de algumas partes do menisco não precisam ser retiradas, pois elas recebem bastante sangue da circulação, e isso facilita a cicatrização da ruptura. Já as grandes rupturas exigem o reparo. Em alguns casos, é necessário também a reconstrução de um ligamento do joelho, para ajudar na estabilização da articulação e impedir que o joelho adquira uma movimentação anormal.
Sabe-se que a retirada do menisco, em idade precoce, está associada a um risco maior de osteoartrite em idade mais jovem. Uma alternativa, que previne essa complicação, é o transplante de menisco, que leva a bons resultados. No futuro, outros tratamentos poderão permitir a regeneração do menisco.
Lesões de ligamentos
Os ligamentos trabalhem em conjunto com os meniscos, e freqüentemente nas lesões agudas, ocorre comprometimento de mais de uma estrutura. Nas lesões de ligamentos, podemos observar estiramento com ou sem instabilidade do joelho ou ruptura completa do mesmo.
Essas lesões acontecem muito comumente em atividades esportivas, quando o pé está fortemente apoiado no chão e a perna sofre uma rotação brusca. O indivíduo pode sentir o estiramento/ruptura do ligamento, e é incapaz de continuar a atividade que estava praticando. Alguns ligamentos são lesados mais freqüentemente do que outros, e cada um requer um tipo específico de tratamento.
O paciente apresenta forte dor e pode mostrar também espasmos musculares. Em alguns casos, há derramamento de sangue dentro do espaço da articulação, uma situação chamada hemartrose. O médico sempre deve pesquisar uma possível lesão de menisco associada. Existe também a possibilidade de o comprometimento do ligamento ser crônico e o indivíduo conta que o joelho às vezes não completa o movimento. Freqüentemente, nesses casos, esses pacientes não procuram o médico logo que os sintomas iniciam-se, mas quando surgem outros sintomas como fraqueza muscular e piora da capacidade para andar.
O tratamento indicado, como já dissemos, vai depender do ligamento lesado e da gravidade da lesão. Pode ser necessária reconstrução cirúrgica, especialmente em atletas. O processo de reabilitação, após a cirurgia, é de extrema importância para garantir a mobilidade completa da articulação. A grande maioria dos casos atinge recuperação completa ou quase completa da movimentação normal do joelho.
Deslocamento de patela
O deslocamento de patela é uma importante causa de hemartrose e deve sempre ser pesquisado nos casos de trauma agudo do joelho. Essa lesão ocorre quando o joelho está dobrado e a perna sofre uma força de "rotação para fora". É mais comum em mulheres, na segunda década de vida.
O indivíduo relata que a patela (rótula) deslocou "para fora", ou então pode falar que o restante do joelho deslocou "para dentro". Porém, geralmente, o deslocamento só é visualizado na hora em que ocorre, pois a redução (ou seja, a volta da patela para seu lugar normal) ocorre quando a pessoa estica a perna. Quando o médico examina o joelho, o paciente vai queixar dor e desconforto quando a patela é movimentada ou quando o joelho é dobrado.
Existem várias formas de tratamento para essa lesão, incluindo imobilização imediata associada a exercícios para fortalecimento muscular, imobilização com gesso por 6 semanas seguida de reabilitação, cirurgia, etc. É importante que se faça um estudo da presença de possíveis fatores predisponentes. Se o deslocamento ocorrer novamente, é necessário fazer um realinhamento da patela.
Lesões de tendão muscular
A ruptura de tendões dos músculos da coxa e da patela pode resultar de uma contração muscular excêntrica, como ocorre, por exemplo, quando um atleta tropeça e tenta não cair.
A ruptura do tendão do músculo quadríceps (músculo da coxa) ocorre mais freqüentemente após os 40 anos de idade. Geralmente, o tendão apresenta algumas alterações degenerativas, o que reforça a hipótese de que tendões normais não se rompem. Raramente, ocorre nos dois membros inferiores. A principal característica é que o paciente não consegue esticar a perna e, quando isso é tentado, observa-se a formação de um "buraco" logo acima da patela. O tratamento é cirúrgico.
A ruptura do tendão da patela ocorre em indivíduos com menos de 40 anos de idade. O paciente não consegue esticar a perna, ativamente. A patela encontra-se deslocada para cima e pode-se sentir um defeito abaixo dela. O tratamento também é cirúrgico.
"O joelho é uma articulação de extrema importância, sendo composto pelos ossos da coxa (fêmur) e da perna (tíbia), além da patela (antigamente chamada de rótula). A junção desses ossos depende de estruturas de suporte, como ligamentos, a cápsula da articulação e os meniscos, que garantem a estabilidade da mesma".
Materia retirada:
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4833&ReturnCatID=1780
Assinar:
Postagens (Atom)